"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor." (Albert Einstein)

28 de jun. de 2015

Uma ajudinha em Ciências

Ois, amores!!
Vou colocar pra vocês uns links com resuminhos e algumas coisinhas explicadas sobre o que estudamos em Ciências este bimestre. Um deles tem um joguinho que eu adorei, rs, conforme passa de fase, sai uma informação sobre o Sistema Solar. Espero que curtam!!

http://www.escolakids.com/sistema-solar.htm (este link tem um resuminho bem simples e fácil)
http://www.sobiologia.com.br/sistemasolar
http://www.siteastronomia.com/ (neste site é preciso navegar escolhendo o que quer ver do lado esquerdo da tela)
https://educacaoespacial.wordpress.com/ (aqui há uma série de curiosidades espaciais, achei legal pra pesquisar coisas diferentes sobre astronomia, novidades e tal)
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-como-ocorrem-os-eclipses-solares
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-ocorrem-os-eclipses-lunares
(Observação à parte: eu AMO o site da revista Mundo Estranho!!!)

Aqui o link para o joguinho do Sistema Solar:
http://www.escolagames.com.br/jogos/sistemaSolar/
Use as setas do teclado para movimentar a nave e a barra de espaço para atirar. Só consegui destruir asteroides, os outros elementos, não. Não deixem de pegar os escudos que aparecem,
Em tempo: este site tem outros joguinhos educativos e eu adorei os de matemática com as quatro operações, frações e números romanos. Experimentem!

Beijos!

25 de jun. de 2015

Espuma do Rio Tietê

Ois again!
Criançada, vi hoje este vídeo e lembrei de quando comentei esta situação com vocês em aula. Eu vi essa espuma (não desse tamanho) em Santana do Parnaíba há alguns anos, mas vejam que a situação não mudou, a espuma tóxica resultante de poluição continua ativa pela região. Triste, né!





24 de jun. de 2015

Resumão de História 2º bimestre

Boas, criançada!

Fomos do descobrimento da América e a chegada dos portugueses ao Brasil até a Conjuração Baiana. Vamos lá!


Primeiro, pra ajudar vocês com a sequência histórica e pensando no resumão, vamos juntos. O de vocês pode ser o resumão do resumão, rs, lembrem do que falei em sala: coloquem as principais informações de cada assunto de forma que lembrem das situações ao ler o tópico, é suficiente.


No século XV, os países europeus consumiam muitas especiarias e artigos de luxo, como tapetes, sedas, perfumes marfim, porcelanas etc. Esses produtos eram trazidos das Índias, mas a passagem foi bloqueada e os produtos passaram a ser vendidos por comerciantes italianos por preços muito altos. 
Como precisavam chegar às Índias para continuarem lucrando com a venda desses artigos na Europa, Portugal e Espanha tentaram encontrar um novo caminho por mar.
Em 1492, a Espanha começou a navegar. Os espanhóis contrataram o grande navegador italiano Cristóvão Colombo, que pretendia chegar às Índias por outro caminho. Acreditando que a Terra era redonda, resolveu fazer a volta e chegou assim a um novo continente que foi chamado de América, porque tempos depois Américo Vespúcio descobriu que não eram as Índias como Colombo acreditava, e sim um novo território.
Quando Colombo voltou para a Europa, Portugal passou a cobiçar essas terras e exigiu da Espanha um tratado que dividisse com ele as terras descobertas ou por descobrir. O resultado foi o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, em que estes reinos estabeleceram uma divisão do mundo entre Portugal e Espanha.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral comandou a frota que veio ao Brasil tomar posse das terras portuguesas e explorar as possibilidades de enriquecimento e exploração que essas terras ofereciam.
De 1500 a 1530, o rei português enviou várias expedições ao Brasil. Foram elas:
- Expedições exploradoras, que tinham por objetivo explorar, mapear e nomear acidentes geográficos e explorar o pau-brasil, além de tentar encontrar outras riquezas.
- Expedições guarda-costas, que foram organizadas para combater o tráfico de pau-brasil e proteger a costa brasileira de invasores.
- Expedição colonizadora, com o objetivo de povoar o Brasil. Esta se fez necessária quando o rei de Portugal percebeu que era muito caro proteger a costa brasileira de invasores e precisavam arrumar um meio de deixar pessoas aqui de forma permanente na tentativa de impedir que outras nações tentassem se apossar destas terras e suas riquezas inexploradas. Nesta expedição, Martim Afonso de Sousa trouxe mudas de cana de açúcar e fundou a primeira vila de povoamento nestas terras: a Vila de São Vicente, onde construíram o primeiro engenho de cana-de-açúcar do Brasil.
Colonizar o Brasil também não era tarefa fácil, pois era caro e levaria tempo. Portugal resolveu então adotar o sistema de Capitanias Hereditárias. Os donatários recebiam lotes de terra doados pelo governo português e deveriam colonizar, explorar e fazer prosperar suas faixas de terra. Estes lotes passavam de pai para filho.
Alguns fatores fizeram esse sistema fracassar. A falta de uma pessoa comandando e controlando tudo em nome do rei foi um fator muito importante para este fracasso. O rei português criou o Governo Geral para tentar resolver esse problema e controlar melhor as terras da colônia. Durante o Governo Geral, 3 importantes cidades foram fundadas no Brasil: a primeira, por Tomé de Sousa, foi Salvador, primeira capital do Brasil. A segunda, São Paulo, foi fundada por Duarte da Costa. Mem de Sá, o terceiro governador geral, fundou o Rio de Janeiro.
O objetivo dos governadores gerais era administrar as colônias e ajudar os donatários principalmente na defesa do território contra invasores interessados nas riquezas inexploradas das novas terras e na produção de açúcar que gerava muito lucro a Portugal.
Os franceses conseguiram invadir o Brasil por curto período e logo foram expulsos. O mesmo não aconteceu com os holandeses. Eles tentaram invadir o Brasil por duas vezes, e na segunda tiveram sucesso e se estabeleceram na capitania de Pernambuco, onde ficaram por 24 anos até serem expulsos de forma definitiva. Durante sua permanência no Brasil, um administrador holandês esteve na capitania para dirigir os negócios holandeses. Era o Conde Maurício de Nassau, que promoveu grandes mudanças na paisagem e na sociedade enquanto ali esteve. Ele fundou a cidade "Maurícia", hoje chamada de Recife e capital de Pernambuco, abriu estradas, pavimentou ruas e construiu pontes, um grande feito para a época. Quando os holandeses foram expulsos do Brasil, levaram mudas de cana-de-açúcar e começaram a produzir o açúcar e vender a um preço mais baixo, dominando o comércio europeu e levando os engenhos brasileiros à decadência. 
Os donatários no Brasil precisavam encontrar uma nova forma de ganhar dinheiro. Os paulistas não descobriram ouro e deixaram de ganhar dinheiro com o açúcar, mas descobriram que era possível escravizar os índios e vendê-los como mão de obra para mineradores donos de engenhos ou fazendeiros que precisavam de mão de obra. Surgiram assim os Bandeirantes. 
Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis", pois desbravaram o interior do país e expandiram nossas fronteiras, aumentando nosso território.
Foram também considerados "Piratas do Sertão" por terem sido bandidos cruéis e sanguinários, pois mataram muitos povos indígenas e escravizaram outros milhares.
Na região das Minas Gerais, mais especificamente e Vila Rica (atual Ouro Preto), ouro e diamante estavam sendo descobertos. Portugal regulamentou as minas e criou mais impostos para tirar proveito da situação e sustentar o luxo em que vivia sua nobreza. Criou as Casas de Fundição para obrigar os mineradores a fundirem ali todo ouro que encontrassem e já retiravam das novas barras a cobrança do "quinto", além de exigirem o pagamento anual de 1500 quilo de ouro (100 arrobas). Porém, com tanta exploração, o ouro e as pedras preciosas encontrados nas minas estavam diminuindo e os mineradores encontravam cada vez menos, mas Portugal não abria mão da cobrança de impostos.
O povo foi ficando cada vez mais empobrecido e descontente. Surgiu um primeiro movimento com a intenção de libertar o Brasil de Portugal e torná-lo um país independente e próspero. Foi a Inconfidência Mineira. O movimento não deu certo porque houve entre os inconfidentes um traidor, que delatou o movimento ao governo português e este prendeu e condenou todos os envolvidos. Alguns foram exilados, e um alferes chamado Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, foi tido como líder do movimento e foi condenado à forca. 
Tempos depois houve também a Inconfidência (ou Conjuração) Baiana, que foi um movimento mais popular mas que pretendia levar adiante os ideais dos inconfidentes mineiros. O movimento foi reprimido de forma violenta, mas nosso país já dava sinais de descontentamento cada vez maior com tantos abusos cometidos pela coroa portuguesa.